sábado, 17 de fevereiro de 2007

Perdão (poesia)

***
Perdão

Meus olhos se fecham
Minha respiração é lenta
Minha boca arde sedenta
E não é água que sacia minha sede
Minhas pernas, tão pesadas
Minhas mãos num profundo suspiro
Meu corpo frio mal pode reagir
E uma lágrima corre para o chão
Não ... até meu abraço
Corre livre e absoluta
Como louca bailarina
Num rumo inconsciente
Ah! Meus pés se agitam
Desejosos de ação
Cheios de inveja
Da gota que louca corre
Minhas idéias não têm lógica
Meu raciocínio parado
E em minha frente, imagens
De um tempo feliz
Em que vivia solto na vida
Em que vivia em paz
E todo feito de euforia
Agitado como ventania
Que sopra pra todo lado
E derruba tudo que se encontra intacto
Vários estragos
Mas muita animação
Ventania ...
E andava por entre a areia da praia
Arrastando os pés e os sonhos
O mar ...
As ondas indo e vindo
Debatendo-se contra as pedras
E rindo, felizes ...
E agitadas como a ventania ...
... Sonhos ...
Voando como um raio
Cortando o céu em mil pedaços
Dançando leve por entre as nuvens
Tocando leve as luzes mais coloridas
... Minhas pernas ...
Deslizando feito água cristalina
Festejando com faíscas e estrondos
Até mesmo pequenos flocos brancos
Que enchiam minhas mãos diversas vezes
... Suspiros ... Saciam minha sede ...
Ah! Tudo era tão lindo
Tão cheio de vida
... Sonhos ...
Sim, sonhos !
Por entre uma vida corrida
Agitada como ventania
Como mar, céus, águas ...
Vida de negócios, planos diversos
Projetos miraculosos e preocupações
Tantos contratos, papéis e vitórias
Subindo espantosamente pela escada do sucesso
“Minha vida ?
Fica pra depois
Depois e além do topo
De onde eu possa ver tudo de cima
Altivo, sublime e dono de tudo
Dono da verdade, da vida e do destino
E vou então encher-me de felicidade
De coisas que forem de meu agrado
E tirar todo sofrimento e dor que possa ter
Todas as pessoas que me fizerem entristecer
Distante do passado e dum futuro cortante”
... Raios ...
“Mas vai valer à pena
Todo este esforço e esta luta
Vão ser recompensados neste dia
E tudo que fiz vai valer à pena
E vai ficar pra trás
Todo meu esforço e minha luta
Todo o desespero que senti
E meus medos, meus pesadelos”
... Sonhos ...
“Realizar meus sonhos
E sentir-me total seguro
Até chegar o dia ...”
Ah ! Mas que besteira
Toda batalha foi em vão
Agora arde a flecha
Em meu peito tão sofrida
Ardente também é meu aroma
Amargo e seco vai caindo
E se quebrando pela escada
Sucesso ...
As imagens se confundem
Minha infância vem à tona
Minha família, minha mãe
Mãe ...
Sempre me disse tanto
Mas nada do que falou ouvi
Pega-pega ... cabra-cega ...
Um mundo cruel te espera
Esteja preparado contra a frieza das pessoas
Contra a dureza da vida
Arme-se contra eles
Bombas, foguetes, canhões
Naves ... de brinquedo ...
Sonhos ... Brincadeira ...
Ventania ... de alegria e riso
Amor ... Filho !
Alegria ... amor ... ventania ...
Por toda a minha vida
Esqueci o que me disse
E não me lembro
Filho ... querido ...
Esperança ... ventania ... frio ...
Meu corpo ... minha vida ...
Sonhos ... pesadelos ... medo ...
Amor ... o mar ... mãe ...
Esqueci o que me disse
Quero lembrar
Preciso lembrar, saber
Corre-corre ... vida corrida ...
Não se esqueça, filho
Não vou esquecer
Não posso ... não consigo lembrar ...
Mãe ... medo ... ventania ...
As imagens estão desaparecendo
As idéias estão sumindo
Pesadelo ... medo ... mãe !
Escuro ... frio ...
Indo ... ondas ... vindo ...
Sonhos ... ajuda ... filho ... mãe ... ajuda ... ajuda ...
Pensamento voando raio
Cortando céu, nuvem, sonho
Mãe ... medo ...
Voando rápido, rápido demais
Ajuda ... desespero ... luta ... recompensa ...
Rápido demais ! ... chegar o dia ...
Voando tanto pelo céu
E se estraçalha no mais profundo oceano
Sonhos ... pesadelos ... luta ... passado ...
Num profundo suspiro
Por toda a eternidade
Estraçalhado.
Suspiros ... pequenos flocos braços ...
Uma lágrima corre bailarina ... areia ... sede ...
Filho ... vida corrida ... sucesso ...
Vida corrida ... vida !
Filho, viva !
Amor ... alegria ... ventania ...
Viva sua vida ! ... filho ...
Mãe ... tristeza ... agora lembro ...
Vida ... viva ... filho ... vida !
Mãe ...
Agora não ...
É tarde ...
Demais, ...
É ?! ...
............................................................
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário